INTES/UEL

     A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (INTES) é um projeto de extensão, vinculado institucionalmente a Universidade Estadual de Londrina desde 2005, que tem como objetivo assessorar grupos/empreendimentos com base na Economia Solidária. Este projeto conta com apoio financeiro do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares - Proninc, Programa de Extensão Universitária - Proext, Universidade Sem fronteiras e Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, além de ser vinculada a Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho - Rede Unitrabalho.
            A ideia da Incubadora surgiu de um grupo de professores das áreas de Serviço Social, Psicologia e Economia que acreditavam em uma perspectiva de trabalho autogestionário. A INTES/UEL utiliza como metodologia nos acompanhamento dos grupos os princípios da Economia Solidária e os processos de autogestão. A incubação é um processo educativo que tem por objetivo auxiliar grupos de trabalho na sua organização, formação e qualificação de trabalhadores possibilitando a inserção consciente no mercado de trabalho.
       A atuação da INTES ocorre por meio de uma equipe interdisciplinar composta por professores, alunos e profissionais de diversas áreas, como: Administração, Agronomia, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Comunicação Social- Jornalismo e Relações Públicas, Design Gráfico e de Moda, Direito, Economia, Psicologia e Serviço Social. Portanto, a equipe tem como tarefa fornecer orientações e formação em economia solidária, apoio logístico, administrativo e legal através de visitas semanais ou quinzenais aos grupos de acordo com o cronograma de atividades e oficinas planejadas anualmente. Além disso, auxiliam na criação de novos empreendimentos e cooperativas populares.
         A incubadora desenvolve com os grupos processos de produção e comercialização, sob um método de construção dialógica. Assim, o papel desempenhado acontece na forma de apoio e ação, tanto no nível da comunidade quanto dos membros efetivos do projeto, para que entendam e alcancem a viabilidade econômica onde agem na sociedade para geração de trabalho e renda e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida.
          A INTES já ofereceu assessoria a diversos grupos. Segue abaixo os sete empreendimentos/grupos que já foram incubados:

Associação de Mulheres Artesãs em Reciclagem – AMAR

Em 2005, A AMAR foi fundada pelas mulheres do Bairro João Turquino, região oeste de Londrina – Pr, onde trabalham até hoje com a reciclagem de papel. A prática de autogestão foi executada desde o início da incubação. Com o papel reciclado, a AMAR elabora produtos principalmente de papelaria e decoração, como: cadernos, blocos de anotação e flores.

C.O.M União

O C.O.M União começou a ter o acompanhamento da INTES em 2009. Primeiramente, a incubadora proporcionou espaços de aprendizado técnico na área de costura para diversas mulheres da zona norte. Após a formação, foram convidadas a montar um grupo de Economia Solidária. Aquelas que aceitaram, passaram a ser incubada e começaram a produção de artigos de cama, mesa e banho.

Ervas de Salete

Sete mulheres do Assentamento Iraci Salete em Alvorada do Sul-PR gerou em 2008, com assessoria da INTES, um grupo incubado com o cultivo de fitoterápicas. As plantas variam de citronela utilizada popularmente para repelir insetos até camomila tendo efeito como calmante.


Mão na Terra

Desde 2008, a Incubadora assessora o Mão na Terra localizado na Horta Comunitária do Jardim Campos Verdes – Cambé. O grupo é contém seis famílias que plantam hortaliças, frutas e tubérculos sem a aplicação de agrotóxicos. Os produtos são comercializados em feira da UEL e através de entrega domiciliar.


Uniarte

É uma parceria com o “Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii” de Londrina, propicia espaços de aprendizado em técnicas de artesanato para familiares dos trabalhadores da construtora “A.Yoshii”. O Uniarte é constituído por algumas dessas mulheres que criam peças decorativas e artesanato a partir de sobras de construção.


Unidas Somos Mais

Unidas Somos Mais teve sua criação, em 2003, pela Associação de Mulheres do Bairro Semíramis de Londrina-PR. São formadas por quatro costureiras que utilizam a técnica de patchwork nos seus trabalhos, entre eles: pano de prato, tapetes e camisetas com aplicação.


Verde de Vida (Sinal Verde)

Dentre os últimos grupos a serem incubados pela INTES está o Verde Vida, no qual tem como proposta a geração de renda inicialmente apresentada pelo projeto Sinal Verde (acompanha pessoas que tem histórico de vivência nas ruas). Composta por três integrantes que cultivam orquídeas e bromélias, o Verde Vida vende as flores na UEL.