Da Servidão Moderna

quarta-feira, 10 de novembro de 2010
A INTES trabalha semanalmente com a formação dos seus estudantes e técnicos para um melhor entendimento da Economia Solidária. Nestes grupos de estudos, realizados toda quarta-feira os componentes da INTES discutem textos, vídeos e recebem convidados.

Um dos vídeos vistos se chama "Da Servidão Moderna" (título original: "De la Servitude Moderne"). A proposta do vídeo passa por uma ideia anti-capitalista, onde o atual sistema aliena e escraviza seus membros em prol do dinheiro. São mostradas várias formas de poder e processos de produção que segmentam o ser humano em uma escala assustadora. O filme não defende a troca de poder para os mais excluídos, pois todo o poder tende ao autoritarismo. O que o filme propõe é a destruição do poder por meio da autogestão.

A partir daqui podemos enxergar a Economia Solidária como uma forma que busca a quebra das relações de poder dentro da sociedade através desta autogestão. Os componentes dos empreendimentos trabalham de maneira una e todos devem conhecer o processo, desde a produção até a comercialização final. Deste modo, o poder de uma pessoa sobre as outras passa a ser visto como algo negativo e que contribui para a segmentação do trabalho e também do indivíduo.

Vale a pena conferir este documentário. Faz pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário