Lei Estadual de Incentivo à Economia Solidária

sexta-feira, 12 de novembro de 2010 Comments: (0)
No mês de maio, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Renda do Paraná, Tércio Albuquerque, anunciou, no primeiro dia da 2ª Conferência Estadual de Economia Solidária, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) que até o final do ano irá apresentaria à Assembleia Legislativa um projeto do Executivo transformando em lei a economia solidária no Estado.
Promessa cumprida, a lei foi aprovada e sancionada no mês de setembro, transformando o Paraná no primeiro estado a ter uma lei de incentivo à Economia Solidária.
Nesta conferência em Foz do Iguaçu, o coordenador geral da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Jorge Luiz Nascimento, destacou que desde 2003 o governo federal já executou mais de R$ 150 milhões do orçamento em projetos de economia solidária, realizando políticas nas áreas de crédito, da comercialização e da industrialização, beneficiando populações de Norte a Sul do País.

O assunto também foi discutido na mídia. Estude a reportagem da rádio CBN de Foz do Iguaçu:


Os interessados podem acessar o o projeto do Fórum Paranaense de Economia Solidária que define a Política Estadual de Fomento à Economia Solidária no Paraná através do site Scribd. Acesse:

Comments: (0)
Lei Estadual EcoSol

Binta y la gran idea

quinta-feira, 11 de novembro de 2010 Comments: (0)
Estamos postando mais um vídeo que pode ser usado na formação em Economia Solidária.
"Binta y la gran idea" mostra a realidade de uma comunidade africana, com base na solidariedade, na fraternidade, na amizade, na paz e demais valores.

Diversos momentos são apresentadas situações que levantam questões para discussão, como a produção coletiva, que no filme é colocada no trabalho na lavoura, as relações de trabalho e de poder, a questão de gênero, o papel da mulher na sociedade atual, a educação, a cultura, entre outros.

Ao final, o "mundo" dos estrangeiros, ou dos "brancos" é questionado, onde a autodestruição, o desespeito com as pessoas e com a natureza são predominantes.
Cabe então ao povo de Binta nos ensinar a resgatar alguns valores...

O vídeo faz parte do filme "En el mundo a cada rato" (No mundo a cada momento), que é composto de cinco histórias que abordam as cinco prioridades do UNICEF: a educação das meninas, o desenvolvimento integrado na primeira infância, a vacinação, o combate ao HIV e a protecção contra a violência, exploração e discriminação. Cinco histórias em diferentes países ao redor do mundo onde os protagonistas são as crianças.




Da Servidão Moderna

quarta-feira, 10 de novembro de 2010 Comments: (0)
A INTES trabalha semanalmente com a formação dos seus estudantes e técnicos para um melhor entendimento da Economia Solidária. Nestes grupos de estudos, realizados toda quarta-feira os componentes da INTES discutem textos, vídeos e recebem convidados.

Um dos vídeos vistos se chama "Da Servidão Moderna" (título original: "De la Servitude Moderne"). A proposta do vídeo passa por uma ideia anti-capitalista, onde o atual sistema aliena e escraviza seus membros em prol do dinheiro. São mostradas várias formas de poder e processos de produção que segmentam o ser humano em uma escala assustadora. O filme não defende a troca de poder para os mais excluídos, pois todo o poder tende ao autoritarismo. O que o filme propõe é a destruição do poder por meio da autogestão.

A partir daqui podemos enxergar a Economia Solidária como uma forma que busca a quebra das relações de poder dentro da sociedade através desta autogestão. Os componentes dos empreendimentos trabalham de maneira una e todos devem conhecer o processo, desde a produção até a comercialização final. Deste modo, o poder de uma pessoa sobre as outras passa a ser visto como algo negativo e que contribui para a segmentação do trabalho e também do indivíduo.

Vale a pena conferir este documentário. Faz pensar.